Como escrever um bom relatório?

Olá Desbravadores!    
Maranata! Sou Lina e hoje trago para vocês uma dúvida de todo desbravador quando o assunto é relatório para as classes, primeiro antes das dicas, o principal é saber do que se trata um relatório, vou contar para vocês, beleza? Vamos lá.
   Um relatório aborda uma questão ou ponto de vista específico baseado em exemplos característicos, na forma de símbolos ou temas. Você precisa ter um objetivo claro ao escrever um relatório. Trazendo para o clube, um relatório nada mais é que um texto onde ele irá abordar fatos acontecidos, ou até mesmo sobre algum livro, ele conta um fato acontecido anteriormente, em nosso caso, os requisitos realizados.
Acompanhe agora as 10 dicas para um bom relatório!

1º Passo: TENHA UM OBJETIVO!
Seja organizado, tenha paciência e pense em um objetivo, qual a meta que você quer transmitir quando o seu Instrutor estiver lendo? É nesta meta, que você tem que se basear e escrever cada passo de seu relatório. Sem esquecer da organização, use folhas limpas, evite amassá-las e a entregue mostrando bons costumes e organização.

2º Passo: RASCUNHOS
O rascunho todo mundo faz! Ou quase todo mundo, o rascunho nos serve de grande valia para revisarmos o que escrevemos, se há algum erro, algum acento faltando, questões de pontuações e etc. Além de podermos escrevê-lo de lápis é importante não deixar rasurado, pois o rascunho será aquilo que você irá passar para o relatório que será entregue. E o mais importante: Não entregue rascunhos, entregue relatórios!

3º Passo: Localização
É importante que no cabeçalho de seu relatório (se você usa o cartão de classe) coloque a localização do requisito que você cumpriu, mas, se você têm o caderno de classe não precisa colocar a localização do requisito, pois, os relatórios são abaixo dos requisitos.

4ºPasso: MATERIAL

É importante usar versos bíblicos em seus relatórios, os deixam bem escritos e com a impressão de que você foi a fundo procurar sobre seu requisito, outra ressalva seria utilizar os escritos da profetisa Irmã White, além de deixar o relatório atraente em questão de leitura aprimoraria seus conhecimentos, nunca esqueça de buscar materiais de apoio, recorra a biblioteca do clube ou até mesmo aos irmãos da igreja, se não conseguir, peça conselhos ao Instrutor e ele o dirá o que fazer.

5º Passo: CALIGRAFIA
A terrível palavra que atormenta a cabeça dos meninos desbravadores, a caligrafia! Queridos, a caligrafia bonita se ganha com o tempo, com esforço e também com prática, quanto mais você treina, mais você melhora! Se você já for diretoria e usa cartão de classe e sua caligrafia é péssima, use e abuse das digitações e impressões, mas caso você não seja, mantenha-se no foco de conseguir e você conseguirá. É importante ressaltar que os relatórios não bastam estar apenas bem escritos, eles precisam estar legíveis para serem aceitos. Caprichem! Usem e abusem da criatividade!

6º Passo: IDENTIFICAÇÃO
A identificação é uma parte de extrema importância em um relatório, pois, mesmo que o Instrutor saiba que o texto é seu, outros que talvez vejam não saberão e além disso é uma forma organizada e bem elaborada de fazer o relatório, e sem esquecer, coloquem fotos, obrigatoriamente fotos, pois vocês terão que comprovar que fizeram aquilo. Se não colocarem as fotos nos relatórios e preferirem mostrar ao Instrutor, tudo bem. Mas, a forma mais fácil e organizada seria colocar nos relatórios, pois, se o Instrutor mudar e a sua classe ainda estiver em andamento ele irá querer provas.

7º Passo: PARÁGRAFOS
Desenvolva ideias para cada parágrafo, não esqueça de observar o espaçamento entre um e outro, escreva primeiro a ideia central e depois preencha com os exemplos.

8º Passo: ESBOÇO
Este oitavo passo é opcional, ele cita desenvolver um esboço a cada vez que você for cumprindo o requisito, o recomendo em casos de leitura de livros e versos bíblicos.

9º Passo: REVISÃO
Toda vez que escrevo um relatório, tenho estas três palavras em minha cabeça: REVISE, AJUSTE, REPITA. Toda vez que você lê, reescreve, o seu texto/relatório vai ficando arrumadinho, os erros são encontrados e são corrigidos. Então, revise sempre que puder.

10º Passo: INTRODUÇÃO
Revise seu parágrafo introdutório. Esse parágrafo irá fazer a primeira e mais importante impressão de seu relatório. Deve estar impecável. Garanta que ele esteja bem escrito e interessante. É importante ressaltar que não se deve deixar os relatórios serem inscritos de última hora, pois, para ficarem bem escritos e organizados demora no máximo, algumas horas.

Então, é isso aí Nação do Lenço! Espero que vocês tenham gostado! Qualquer coisa deixe ai nos comentários e até mais!





Comentários